SAúDE OCUPACIONAL

PPP LTCAT PERÍCIA PCA PROFISSIONAIS / EQUIPAMENTOS

O PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

É um formulário histórico-laboral, individual do trabalhador que presta serviço à empresa, destinado a prestar informações ao INSS relativas a efetiva exposição a agentes nocivos que, entre outras informações, registra dados administrativos, atividades desenvolvidas, registros ambientais com base no Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT e resultados de monitorização biológica com base no PCMSO (NR-7) e PPRA (NR-9).

 

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) um documento que dispõe sobre as condições para a concessão da aposentadoria especial visando relatar as condições ambientais que os trabalhadores estão submetidos durante a sua jornada de trabalho na empresa, sendo contemplados o meio ambiente e os postos de trabalho, no que concerne aos agentes que interagem com o trabalhador diariamente.

Perícia - Laudo Pericial

• Emissão do Laudo Pericial

• Elaboração de quesitos

• Laudos e impugnações

• Acompanhamento na vistoria técnica, perícias e diligências.

Assessoria em processos trabalhistas de insalubridade, periculosidade, reintegração e em processos cíveis de indenização, abrangendo laudos técnicos e consultoria técnica nos processos de negociação com sindicatos.

PCA - Programa de Conservação Auditiva

É um conjunto de medidas a serem desenvolvidas com o objetivo de prevenir a instalação ou evolução de perdas de audição.

O controle é realizado por Exames Audiométricos periódicos em cabines especiais por profissional especializado (Fonoaudiólogo).

É regulamentado pela NR 9.

OBJETIVOS :

• PREVENIR E ESTABILIZAR A P.A.O (Perda Auditiva Ocupacional).

• Diagnosticar precocemente a P.A.O. estabelecendo medidas eficazes de prevenção.

• Preservar a saúde do trabalhador.

• Melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando deficiência auditiva e reduzindo os efeitos extra auditivos causados pela exposição prolongada à NPSE – Nível de Pressão Sonora Elevado.

• Reduzir insalubridade no ambiente de trabalho através de medidas que conservem o mesmo adequado.

Profissionais/Equipamentos

O exame é realizado por profissionais inscritos em seus conselhos regionais.

Possuímos equipamento portátil (cabina e audiômetro), devidamente calibrados de acordo com as normas vigentes, possibilitando assim, realizar os exames na nossa sede ou na empresa.

Exames complementares

Audiometria

Exame audiométrico ocupacional tem como finalidade avaliar audição de trabalhadores expostos ao ruído e/ou produtos químicos no ambiente de trabalho. Tem como objetivo detectar e identificar possíveis alterações auditivas e com isso, tomar as medidas preventivas cabíveis, evitando assim o agravamento das perdas auditivas e eventuais conseqüências danosas para a empresa.

Cursos e Palestras

- EPIS

- PRIMEIROS SOCORROS

- ELETRICIDADE

- CIPA

- QUALIDADE DE VIDA