MEDICINA DO TRABALHO

A Ergon Medicina do Trabalho atua na preservação da saúde dos trabalhadores em relação a doenças ocupacionais e profissionais. Oferece todo suporte para sua empresa estar em conformidade com a lesgislação vigente.

A Ergon Medicina do Trabalho atua na preservação da saúde dos trabalhadores em relação a doenças ocupacionais e
profissionais. Oferece todo suporte para sua empresa estar em conformidade com a lesgislação vigente.

Medicina do Trabalho

NR 4 - Empresas privadas ou públicas, que possuam empregados regidos pela CLT, manterão obrigatoriamente Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, vinculados à graduação do risco da atividade principal e do número total de empregados do estabelecimento.

A Ergon Assessoria dá todo suporte necessário as Empresas na parte de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, visando o bem-estar de seus funcionários e a tranqüilidade para sua empresa.

NR 5 - As empresas privadas, públicas e órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela CLT ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

A Ergon Assessoria orienta sobre a implantação, ministra treinamento de CIPA com carga horária de 20 horas e presta assessoria total quanto ao dimensionamento, curso, protocolo na DRT, entre outros.

NR 6 - Para os fins de aplicação desta NR, considera-se EPI todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente.

A Ergon Assessoria orienta seus clientes quanto ao uso dos EPIs, quais os mais indicados para determinada função e determinado trabalhador, fazendo treinamentos e/ou palestras sobre o uso correto, sua higienização e a importância da utilização.

NR 7 - Esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, cujo objetivo é promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

A Ergon Assessoria desenvolve o PCMSO visando a preservação da saúde dos funcionários, informando quais Clínicos e complementares o trabalhador deverá realizar durante o período em que se encontra na empresa, de acordo com o seu cargo e setor.

NR 9 - Esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

A Ergon Assessoria desenvolve e implanta o Programa de PPRA, avaliando os riscos que cada Setor e/ou Função está exposto, por uma avaliação Qualitativa ou Quantitativa, indicando o cronograma de ação mais adequado.

NR 10 - Esta NR estabelece os requisitos e as condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A Ergon Assessoria desenvolve Laudos de Eletricidade que estabelecem as medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

NR 15 - Esta NR estabelece os procedimentos obrigatórios, nas atividades ou operações insalubres que são executadas acima dos limites de tolerância previstos na Legislação, comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho. Agentes agressivos: ruído, calor, radiações, pressões, frio, umidade, agentes químicos, etc.

A Ergon Assessoria desenvolve Laudos de Insalubridade comprovadas através de inspeção do local de trabalho determinando se a natureza e o tempo de exposição ao agente não causará dano à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral.

NR 16 - Esta NR estabelece se a atividade e/ou operação exercida pelos trabalhadores é ou não perigosa quando executada com explosivos e com inflamáveis.

A Ergon Assessoria desenvolve Laudos de Periculosidade realizando perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.

NR 17 - Esta NR visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Estudo ergonômico do trabalho prevê a análise da demanda, das tarefas, das atividades dos trabalhadores com o objetivo de modificar as situações de trabalho por meio da compreensão do mesmo.

A Ergon Assessoria desenvolve Análises Ergonômicas buscando melhorar as condições de trabalho e obter melhor desempenho de função sem detrimento da condição fisica e/ou psicológica do funcionário, obter melhores índices de produção, menos problemas com doenças ocupacionais, conseqüentemente, maiores ganhos financeiros.

NR 18 - Esta NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

A Ergon Assessoria desenvolve uma assessoria via DRT, implantando e elaborando o PCMAT, fazendo inspeções técnicas nos canteiros da obra, fazendo treinamento para um trabalho mais adequado.

NR 23 - Esta NR estabelece os procedimentos que todas as empresas devam possuir, no tocante à proteção contra incêndio, saídas de emergência para os trabalhadores, equipamentos suficientes para combater o fogo e pessoal treinado no uso correto.

A Ergon Assessoria aplica treinamentos de brigada de incêndio, orientando como agir em uma situação de incêndio.

NR 26 - Esta NR tem por objetivos fixar as cores que devam ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando, delimitando e advertindo contra riscos.

A Ergon Assessoria fornece todo suporte para a adequação às empresas e treinamento a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.

NR 28 - A Norma Regulamentadora de número 28, como o próprio nome diz, trata da fiscalização e em casos do não cumprimento das obrigações com relação às demais NRs, das penalidades que deverão ser aplicadas pelos Agentes de Inspeção do Trabalho.

Por exemplo em uma empresa com um número entre 51 e 100 colaboradores, com relação ao PCMSO ( NR-7 ), temos:

MULTA de 1.324 UFIRs em caso da não elaboração e implementação do PCMSO.

MULTA de 1.986 UFIRs em caso da não realização dos Exames Médicos : Admissional, Periódico, De Retorno ao Trabalho, De Mudança de Função e Demissional.

Com relação ao PPRA ( NR-9 ), temos:

MULTA de 2.200 UFIRs caso a empresa não tenha elaborado e implementado o PPRA.

MULTA de 2.200 UFIRs se não efetuada uma análise global do PPRA para sua avaliação, pelo menos uma vez ao ano.

Para a segurança e bem estar dos colaboradores e para evitar penalidades é fundamental o conhecimento e gerenciamento dos programas exigidos pela Legislação Trabalhista.

Consulte a Ergon Assessoria em Medicina do Trabalho, iremos sempre mantê-lo atualizado e orientado quanto a essa complexa área de sua empresa.

NR 32 - Esta Norma Regulamentadora tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Para fins de aplicação desta NR, entende-se como serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

A responsabilidade é sólida entre contratante e contratado quanto ao cumprimento da NR 32, A conscientização e colaboração de todos é muito importante para prevecão de acidentes na área da saúde.

As atividades relacionadas aos serviços de saúde são aquelas que, no entendimento do legislador, apresentam maior risco devido à possibilidade de contato com microorganismo encontrados nos ambientes e equipamentos utilizados no exercício do trabalho com potencial de provocar doenças nos trabalhadores.

Os trabalhadores diretamente envolvidos com este agentes são: médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, atendentes de ambulatórios e hospitais, dentistas, limpeza e manutenção de equipamentos hospitalares, motoristas de ambulância, entre outros envolvidos em serviços de saúde.

A Ergon Assessoria fornece todo suporte para a adequação às empresas neste ramo para a implementação de medidas de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores dos serviços de saúde.